Boas práticas

Acreditamos que os ambientes nos quais as organizações públicas estão inseridas são revestidos de grande complexidade e que suas entregas são extremamente diversificadas.

 

Partindo desta premissa, este espaço é dedicado a postagens de links e materiais de apoio que poderão, de alguma forma, contribuir para o administrador público conduzir de maneira eficiente, eficaz e efetiva, os projetos sob sua responsabilidade, tudo com vistas à entrega de valor para a sociedade e respeitando as particularidade e normas já em vigor na organização.

 

Guias referenciais

Guia referencial para gerenciamento de projetos e portfólios de projetos

 

Este guia é fruto de uma grata parceria entre Project Management Institute – Chapter Distrito Federal (PMIDF) e Ministério da Economia, intermediado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O PMI-DF há 19 anos busca contribuir com a disseminação das melhores práticas internacionais sobre gerenciamento de projetos e o fortalecimento da cultura de gestão de projetos no setor público brasileiro.

A publicação do guia demonstra o comprometimento do Ministério da Economia na busca pelo aperfeiçoamento das práticas de gestão adotadas pelo Governo, o que impactará diretamente na eficiência e eficácia dos projetos e programas públicos, transformando as políticas públicas em resultados práticos, com benefícios às vidas de todos os brasileiros.

Guia de Práticas Mínimas para Projetos no Setor Público

Em 2016, o PMIRS desenvolveu a primeira versão do Guia de Práticas Mínimas para Projetos no Setor Público. Resultado de um trabalho realizado por um grupo de voluntários atuantes no Conselho Consultivo do PMIRS, teve o objetivo de reunir práticas mínimas recomendadas para projetos no setor público.

No ano seguinte, uma versão 2 do material foi feita. A intenção foi aprimorar o primeiro documento com o apoio de um grupo de trabalho que reuniu voluntários de todos os Capítulos do PMI no Brasil.

Em 2018, o PMIRS desenvolveu mais um guia. Desta vez, voltado aos fundamentos básicos do gerenciamento de projetos no setor público. A ideia é facilitar e orientar a aplicação dos conceitos reunidos no primeiro material. Em 2019, o PMIRS publicou uma versão traduzida para o inglês.

Fundamentos Básicos de Gerenciamento de Projetos no Setor Público

 

A introdução de novas tecnologias, a construção de novas escolas e hospitais, e a reestruturação de um serviço de atendimento ao cidadão, assim como tantos outros desafios e oportunidades, são melhor alcançados a partir da disciplina de gestão de projetos.

A sua aplicação tem como referência o Project Management Body of Knowledge- PMBOK, publicado pelo PMI. Para o Setor Público, o PMI tem publicado estudos específicos complementares e, aqui, o PMIRS procura novamente contribuir para agregar mais valor ao tema através do presente estudo.

A implementação de mudanças, melhorias e novos produtos, serviços e processos não se limita à utilização de ferramentas e recursos digitais. Em verdade, a contribuição que buscamos trazer com esta cartilha é uma explicitação maior dos tópicos já abordados no “Práticas Mínimas”, assim como considerações preparatórias para a melhor abordagem dos pilares apresentados naquele documento.

Materiais complementares

Improving Program Management in the Federal Government

Building an Agile Federal Government: A Call to Action

Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP)

Metologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP (MGPP-SISP)

 

Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento do Portfólio e dos Programas Estratégicos do EB

Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no EB

Referências PMI

Foundational Standards

 

 

Practice Standards & Framework

 

PMI Lexicon of Project Management Terms

 

CURSO EAD

Gestão de Projetos Setor Público

Os esforços relativos ao gerenciamento de projetos se dedica a intensificar a entrega de valor às partes interessadas. No setor público isso não é diferente.

A economia de projetos é o resultado obtido por meio da adoção de boas práticas de gerenciamento de projetos com o objetivo de entregar valor às partes interessadas.